Dia-a-dia de um profissional

Como o publicitário pode seguir diversas áreas, decidi por relatar o dia-a-dia de um profissional específico através da entrevista a seguir, feita com uma profissional da área mais cobiçada na publicidade, a criação.

publicidade (1)

A entrevistada foi a Raísa, que é da área de criação. Raísa, trabalha na agência de design e publicidade Nezz, de segunda a sexta, das 8h as 18h e não tem formação em publicidade ou propaganda, de acordo com ela, sua formação é em design gráfico, mas escolheu trabalhar com publicidade porque, para aprender é preciso colocar a “mão na massa” e publicidade é uma área que tem muita movimentação de projetos.

Quando foi lhe perguntado sobre a maior dificuldade que enfrenta no mercado, Raísa foi direta: “Acredito que 90% dos nossos clientes não entendem bem nossa profissão, acreditam que fazemos apenas “artes bonitinhas”, não conhecem todo o estudo que há por trás, e é difícil ser valorizado por essa falta de conhecimento.”

O processo criativo na agência segue na seguinte ordem: primeiro a criação recebe o briefing, que geralmente não é o suficiente para o trabalho, podendo chegar a ter apenas duas linhas, então o profissional precisa buscar sozinho, mais informações sobre a empresa, às vezes perguntando ao próprio cliente sem a mediação do atendimento, após a pesquisa, começa-se a desenvolver a ideia. Cada profissional é responsável pelo seu projeto, e raramente trabalham em mais de uma pessoa. Cria-se então, um layout mais detalhado para a apresentação ao cliente, se aprovado, o trabalho é revisado, são criadas outras peças no mesmo layout e realizada a produção, se não, o trabalho volta para a agência para uma reformulação.

Os principais programas para a criação utilizados na agência são Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign, IMovie e After Effects. Como cada profissional é responsável pelo próprio projeto, Raísa, que é mais experiente, fica com os trabalhos mais complicados, seus livros de inspiração são “Fundamentos do Design” e “Design Thinking”, e a pessoa influente em sua vida profissional é Alexandre Wollner. Raísa disse que se não fosse da área que segue hoje, gostaria de trabalhar com criação para mídias sociais.

E para terminar a entrevista, Raísa dá um conselho a estudantes de publicidade e propaganda que pretendem seguir a área de criação: “Para criar precisamos ter conteúdo, então meu conselho é adquirir muito repertório, pesquisar muita referência… Assistir filmes, ler livros, revistas, blogs, etc. E não só de coisas que você goste, por exemplo assista filmes que vc não goste, leia livros de assuntos que não te interesem tanto… isso ajuda a abrir a mente.”

Deixe um comentário